ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o SINAES é composto, ainda, pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional, que, junto com o ENADE, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior de todo o Brasil.

Nesse sentido, o ENADE tem por objetivo medir as competências e habilidades dos estudantes, sendo um componente curricular obrigatório para os alunos dos cursos superiores. Ou seja, a participação dos estudantes dos cursos avaliados no processo (através do preenchimento do questionário do estudante e do comparecimento ao local de prova) é obrigatória e condição para a colação de grau e obtenção do diploma, devendo ser registrada no histórico escolar do aluno a situação de regularidade.

Periodicidade do Exame

O ENADE é realizado todos os anos, e cada curso é avaliado trienalmente, de acordo com o ciclo avaliativo.

O calendário para as áreas (divididas em grupos ou ciclos) observará as seguintes referências:

a) Ano I (Ciclo verde)- saúde, ciências agrárias e áreas afins;

b) Ano II (Ciclo azul)- ciências exatas, licenciaturas e áreas afins;

c) Ano III (Ciclo vermelho)- ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins.