Em 2017, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos alunos dos seguintes cursos da UFRR:

LICENCIATURA

Artes Visuais

BACHARELADO

Arquitetura e Urbanismo

Ciências Biológicas

Ciência da Computação

Ciências Biológicas

Ciências Sociais

Letras – Português

Engenharia Elétrica

Letras – Português e Espanhol

Letras – Português e Inglês

Matemática EaD

Pedagogia

Etapas:

- Inscrição dos estudantes em situação irregular de anos anteriores de todos os cursos da UFRR: 19 de junho a 11 de agosto de 2017 (Eles serão dispensados da prova e sua regularidade será atestada pelo INEP).

- Inscrição dos estudantes ingressantes: 19 de junho a 11 de agosto de 2017.

- Inscrição dos estudantes concluintes: 10 de julho a 11 de agosto de 2017.

- Consulta pública da lista de estudantes inscritos pela IES: 14 a 31 de agosto de 2017.

- Inclusão ou retificação pela IES na lista inscritos para o ENADE 2017: 14 a 31 de agosto de 2017.

- Cadastro de concluintes regulares: 14 de agosto a 26 de novembro de 2017.

- Solicitação de atendimento especializado: 14 de agosto a 03 de setembro de 2017.

- Preenchimento do Questionário do Estudante: 04 de setembro a 26 de novembro de 2017.

De caráter obrigatório, o não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2017. É importante acompanhar no sistema e cobrar do aluno o preenchimento do Questionário do Estudante, evitando o impedimento de realização da prova.

- DATA DE APLICAÇÃO DO ENADE 2017: 26 de novembro, às 13h30min, horário de Brasília-DF.

- Os estudantes ingressantes deverão ser inscritos e serão dispensados automaticamente da prova.

- Os estudantes que colarem grau até o final da retificação das inscrições ficam dispensados da inscrição.

Entenda o ENADE

Criado no ano de 2004, o ENADE propõe-se a medir as competências e habilidades dos estudantes. É um dos componentes curriculares que visam à avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a colação de grau e obtenção do diploma, devendo ser registrado no histórico escolar do aluno a situação de regularidade com o referido exame.

Entenda os conceitos

IRREGULARES: alunos inscritos que não participaram da prova ou não preencheram o questionário do estudante em anos anteriores ou que não tenham sido inscritos equivocadamente.

INGRESSANTES: alunos com ingresso em 2017 e que tenham de 0 ATÉ 25% da carga horária concluída.

CONCLUINTES: alunos com expectativa de conclusão até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

ENADE 2017 - Concluintes inscritos

Edital 26/17 - Dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Enade 2017.

Nota para os estudantes.

- Portaria 08/17 - Estabelece normas para o ENADE 2017.